[Resenha] Depois de você


Título original: After You
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca

      Após passar por todo período de redescobertas vivido com Will Traynor, Louisa Clark precisa aprender a viver sem o grande amor da sua vida e principalmente, entender que ele não irá mais voltar.


      Quando saíram da Suíça, depois da eutanásia de Will, Lou e a família do rapaz estavam completamente devastados. Os pais dele que já viviam uma crise no casamento separam-se definitivamente e Lou decidiu fazer algumas viagens pela Europa, atendendo assim o último desejo que Will havia lhe feito antes de morrer. Com o dinheiro que a jovem recebeu de herança do seu grande amor, além de financiar as viagens, ela comprou um apartamento próximo ao seu novo emprego em um bar/café/restaurante do aeroporto.

       Depois de mais um longo dia de trabalho, a moça volta para casa e conhece uma pessoa que será fundamental para que ela possa se recuperar emocionalmente: a filha de Will! Surpresa com a novidade, Lou sofre um acidente e cai do telhado do prédio em que mora, escapando da morte graças a uma espreguiçadeira de jardim. Ainda no hospital, Clark é convencida a frequentar um grupo de apoio para pessoas que estão depressivas após a morte de seus entes queridos.


      Mesmo sem entender muito bem como a filha de Will, uma adolescente de 16 anos chamada Lily achou sua casa, Lou decide ajuda-la a conhecer sua família paterna, já que ninguém da família Traynor fazia ideia da existência da garota.

      É durante esse período que Lou também passa a se abrir novamente para o mundo. Aquela jovem cheia de vida que nunca se preocupava com o que as outras pessoas pudessem achar do seu guarda-roupas extravagante, não existe mais e é em Lily que ela percebe que a vida sem o Will pode ser vivida sem sombra da culpa por ela ainda está vivida sem ele.


       Além da Lily, outro personagem que apareceu na história e ajuda a Lou em seu processo de redescoberta é o Sam, paramédico que ajudou a socorrê-la em seu acidente e que de uma maneira nada convencional acaba se tornando um dos novos pilares para o nascimento da nova Lou Clark.

      Sinceramente, achei que “Depois de você” é um livro totalmente dispensável especialmente se o leitor amou o “Como eu era antes de você”. O segundo livro da duologia apresenta um tema muito interessante que é o processo de reconstrução, da superação de um momento devastador na vida de pessoas que tiveram grandes percas afetivas relacionadas à morte. Porém, em minha opinião a autora não soube explorar o tema de maneira correta.

      Claro que foi fundamental e bastante louvável da parte da Lou fazer de tudo para que Lily pudesse finalmente conhecer e se sentir parte da família do pai, porém ela não precisava fazer disso a missão da sua vida. Afinal de contas, o sofrimento dela foi tão grande quando o dos pais do Will, porém em nenhum momento eles sequer se preocuparam em saber se ela estava bem ou não.

      Mesmo sem gostar muito da forma como a autora deu continuidade à história, acredito que é possível seguir em frente em busca de novos horizontes, ou quem sabe até recomeços após as grandes percas afetivas. No caso da Lou, o período para se reencontrar durou um ano e meio, porém para outras pessoas pode levar mais ou menos tempo.


      Uma coisa que me incomodou bastante foi o fato da Lou não ter concretizado alguns recomeços  pessoais. Ela superou a morte do Will e fez Lily ser aceita na família Traynor, ok! Mas, e ela?! A principal meta da vida dela? O que ela realmente tirou de lição para a vida após a morte de Will? Eu, enquanto leitora e fã da Jojo Moyes ainda não descobrir qual é, pois a Lou ainda está fazendo o máximo pelos outros e o mínimo por ela.

      Adoro os livros da autora e tenho todos. Se um dia ela vim ao Brasil quero conhece-la e autografar meus livros, porém acredito que ela pecou na construção do enredo de “Depois de Você”. Em breve teremos mais resenhas dos livros da autora, aqui no blog!


      Obrigada por acompanharem meu trabalho. Não se esqueçam de seguir as redes sociais do blog e o canal do Youtube (Clique aqui para se inscrever). Bjoxxx e até a próxima =) 

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário