[Resenha] Como eu era antes de você


Título original: Me before you
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca


      Lou Clark é a simpática garçonete do Café The Buttered Bun, o único na região em que ela mora. Além de conhecer todos os clientes e produtos oferecidos no local, a moça é conhecida por suas roupas super estilosas e que para muitos é de gosto bem duvidoso, porém ela não está nem um pouco preocupada com a opinião das pessoas sobre seu vestuário. Ela mora com os pais, a irmã, o sobrinho e o avô, pessoas que dependem quase exclusivamente do dinheiro que ela ganha no café, porém o destino reserva uma terrível surpresa, já que o The Buttered Bun irá fecha as portas de vez.


      Desesperada para conseguir um emprego e voltar a ajudar em casa, Lou vai até o Centro do Trabalho, a agência de empregos da cidade e pega qualquer emprego que é oferecido, desde fábrica de frangos congelados, até outros que ela não gosta nem de lembrar. Em sua última visita à agência surge uma vaga  de cuidadora para um paciente tetraplégico, o que a principio deixa a jovem bastante intrigada com as obrigações da função, mas pensando no bem da família, ela aceita participar da seleção.

      Ao chegar à casa da família Traynor para entrevista, Lou percebe que mesmo sem as qualificações de uma profissional da área de saúde, terá grandes chances de ficar com a vaga. Will Traynor era um homem extremamente atlético e sua principal atividade em seu tempo livre do trabalho era praticar esportes radicais. Bonito, bem sucedido no emprego e bem humorado ele nunca teve problemas em sua vida amorosa. Porém, em 2007 sofreu um terrível acidente ao ser atropelado por uma moto, próximo ao prédio em que morava. O acidente o deixou tetraplégico e mesmo após os esforços da sua família ele não aceita a ideia de viver preso a uma cadeira de rodas e depender das pessoas para tudo. Durante os dois anos do período pós acidente Will procurou se isolar e se afastar cada vez mais da sua antiga vida.


      Ao encontrar com Will pela primeira vez, Lou fica um pouco constrangida já que ele não dá a mínima abertura para ela se aproximar dele. Passam-se alguns dias e ela finalmente descobre o verdadeiro motivo de ter sido contratada é que a família Traynor tinha esperanças de que ela o fizesse desistir da ideia da eutanásia. O que Lou e Will não imaginam é que esse encontro mudará para sempre a vida dos dois.

      Um romance no sentido mais amoroso da palavra, daqueles que o casal de protagonistas faz você renovar todas as esperanças no amor verdadeiro. O livro é extremamente emocionante e apesar de já sabermos o que irá acontecer, esperamos até a última página para vê se o desfecho será outro.


      A narrativa da Jojo Moyes apresenta uma riqueza de detalhes que transporta o leitor para o universo da história de tal forma que deixamos de ser meros expectadores para sermos os figurantes dos cenários apresentados. O jeito como a autora trabalhou a evolução da Lou é extremamente cativante, já que ela começou o livro usando as roupas como uma verdadeira armadura para esconder  sua personalidade e essência. Mas, à medida  que ela vai se relacionando com Will vai ficando mais íntimo, Lou amadurece e passa a perceber que a vida dela pode ser bem diferente

      O próprio Will teve sua evolução a partir do momento em que conheceu a Lou, já que revoltado por sua vida não ser a mesma que ele levava antes do acidente, ele afasta todos que tentam se aproximar dele. Will não permite que nem mesmo sua família se aproxime, criando todo tipo de barreira e até mesmo dificuldade para impedir as pessoas de se aproximarem, já que ele acredita que isso só aconteceria por pena. Quando ele encontra com a Clark pela primeira vez seu principal sentimento é de desprezo e repulsa já que Will sabe que a moça foi contratada para ser uma espécie de diversão para ele, pois sua mãe está completamente desesperada com a ideia de que em poucos meses seu filho não estará mais tão próximo dela. 


      Obrigada por acompanharem meu trabalho. Não se esqueçam de seguir as redes sociais do blog e o canal do Youtube (Clique aqui para se inscrever). Bjoxxx e até a próxima =) 

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário