[Resenha] Cidade de Vidro


Título: City of Glass
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record

     Terceiro livro da série Instrumentos Mortais (TMI) da autora Cassandra Clare. Originalmente seria o último livro da série, por isso apresenta ao leitor várias revelações e uma batalha épica. Nesse livro a história é narrada sob o ponto de vista de vários personagens da trama Jace, Clary, Simon e Isabelle mostram os diferentes lados da mesma história. 
     Após descobrir toda verdade, Clary culpa a mãe por tudo o que aconteceu, mas principalmente pelo fato dela não poder viver seu romance com Jace. Ele por sua vez, também não poderia está passando por uma fase pior. Após tentar aceitar o fato de ele e Clary serem irmãos, o rapaz passa a agir de uma maneira cada vez mais misteriosa, isso sem contar o fato de evitar manter qualquer contato com Jocelyn, atitude completamente diferente da que teve em relação a Valentim.


     A relação de Clary e Simon volta ao nível da amizade, principalmente pelo fato de agora o menino ser um vampiro e perceber que mesmo sendo irmãos Clary e Jace não conseguem deixar de se sentirem bastante atraídos um pelo outro. 
     Valentim segue com o seu plano de acabar com todos os seres do submundo e transformar o mundo em um lugar exclusivo de Caçadores de Sombras e seres humanos. Após consegui o Cálice Mortal e a Espada Mortal, o vilão precisa do terceiro e mais poderoso instrumento mortal: o Espelho Mortal e assim invocar o Anjo Haziel, para cobrar o favor que o anjo deve aos caçadores de sombras. 
      Por causa do novo contexto, os Lightwoods precisam ir para Idris e se reunir as outras família de caçadores de sombras, que foram convocadas à capital para uma reunião do Gard, que discutirá o que será feito em relação à Valentim. Nenhum membro do submundo é admitido em Idris sem autorização, por isso quando Simom chega com os Lightwoods e não se apresenta aos membros da Clave, esta bastante encrencado. Assim, ao mesmo tempo em que todos os adultos são chamados para o Gard, o menino é convocado a se apresentar ao novo inquisitor. O novo representante dos caçadores de sombras é um homem corrupto que manda Simom mentir sobre o fato dos Lightwoods ainda manterem contato com Valentim. Como o garoto não aceita a proposta é preso.


      Em busca de encontrar uma solução para despertar sua mãe do coma induzido, Clary resolve ir para Idris de qualquer maneira. Por isso, ela tinha combinado com os Lightwoods que iria com eles para a casa de todos os caçadores de sombras, em busca do mago Ragnor Fell o único que pode salvar Jocelyn, mas como um ataque surpresa de renegados, enviados por Valentim para impedir a ida de Jace a Alicante acontece, os tutores do rapaz, junto com toda a família e Simom  passam pelo portal antes da jovem chegar. Com raiva, ela decide criar seu prórpio portal e para não deixá-la partir sozinha, Luke “embarca” com ela nessa audaciosa aventura. Sem autorização para entrar em Alicante, eles vão parar em um lago nos arredores da cidade. Porém, o problema é que a água desse lugar é mortal para os caçadores de sombras. Mesmo depois de ser resgatada por Luke, Clary passa a ter alucinações, um efeito provocado pela quantidade de água contaminada que ingeriu. 
     Ao chegar a Alicante, Luke deixa Clary na casa de sua irmã, Amtis. De lá, a garota parti em busca de descobrir onde os Lightwoods e Jace estão hospedados. Depois de vagar pela cidade e achar a casa dos Penhallows, Clary só pensa em tirar satisfações com Jace, além é claro, de cobrar sua ajuda para encontrar o mago responsável pela porção que induziu o coma de Jocelyn. Mas, para surpresa de Clary seu irmão se recusa a procurar o mago  e um menino, sobrinho dos Penhallows, chamado Sebastian  se prontifica à ajudá-la em sua busca. 
      Sebastian é encantador. Charmoso, atencioso e gentil (completamente diferente de Jace) e consegue conquistar a confiança de Clary ao partir com a garota em sua busca por Fell. Porém, o que Clary não percebe é que este jovem tão gentil tem muitos mistérios a esconder, sem mencionar o fato do seu grande interesse em “ajudar” a jovem sem querer nada em troca. Ao chegarem à casa de Ragnor, quem os recebe é Magnus Bane, que após lançar um feitiço sobre Sebastian, conta a Clary que Fell foi assassinado por Valentim e o que ela deve fazer para salvar a mãe, mas tudo isso com a condição de que ela não mencione uma palavra á Sebastian.


      Enquanto todos estavam reunidos para a assembleia, o mais inesperado e impossível acontece, as barreiras de proteção de Alicante caem e a cidade é invadida por todos os tipos de demônios e a batalha mais aguardada da primeira fase da série acontece. Nesse momento, os caçadores de sombras precisam decidir se vão se render ao domínio de Valentim ou lutar ao lado dos membros do submundo e derrotá-lo de uma vez por todas. 
      Ao mesmo tempo em que a invasão dos demônios acontece, Clary e Jace visitam a casa dos Wayland e lá eles descobrem o porquê de possuírem dons especiais e diferentes dos outros caçadores de sombras. Além disso, muitos segredos sobre Valentim são revelados e tudo que eles acreditavam ser verdade cai por terra. 
       A forma como a Cassandra Clare construiu a história apresenta ao leitor a evolução dos personagens, que deixaram de ver apenas o mundo que existia ao seu redor e passaram a pensar no coletivo. Clary está mais madura e passa a agir como uma verdadeira caçadora de sombras, usando seus poderes em prol do coletivo e da defesa de sua raça. Jace também evoluiu deixando de ser aquele garoto arrogante, que age de modo superior a todos. 

      Finalmente outros personagens do livro ganham destaque: Simom passa a aceitar a ideia de que é um vampiro, Alec e Magnus se resolvem (ou seja, o ship universal da primeira parte da série finalmente acontece) e novos personagens surgem para acrescentar ainda mais elementos a narrativa. Nesse livro, Cassandra consegue explicar absolutamente todas as lacunas dos dois livros anteriores. Além disso, o estilo de narrativa da autora também cresceu bastante desde o primeiro livro e se você já achava a história bastante envolvente nos primeiros volumes da série, prepare a sua pipoca e esteja pronta para ficar ainda mais apaixonada pelo mundo construindo pela autora. 
      Obrigada por acompanharem meu trabalho. Não se esqueçam de seguir as redes sociais do blog e o canal do Youtube (Clique aqui para se inscrever). Bjoxxx e até a próxima =) 

Share this:

JOIN CONVERSATION

2 comentários :