[Resenha] Cidade das Cinzas




Título original: City of Ashes
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record

      Após perceber que o mundo ia muito além daquilo tudo que acreditava, Clary tenta se manter o mais longe o possível do mundo invisível aos olhos dos humanos. Agora, ela sabe que é uma caçadora de sombras, que seu pai esta vivo e o pior de tudo, que Jace é seu irmão e por causa de todas essas descobertas ela decide que o melhor a ser feito é evitar qualquer relação com esse universo. Além disso, Jocelyn ainda esta desacorda  e internada no hospital e por isso, a jovem passou a mora com Luke, o único contado que ainda é obrigada a manter com o mundo ao qual realmente pertence.
      No meio de toda essa confusão, Simom passa ser uma válvula de escape para a garota. Agora, ela tenta viver uma história de verdade com ele, e passa a namorar o amigo com o verdadeiro objetivo de esquecer Jace. Mas, o mundo dos caçadores de sombras não funciona desse maneira. Você não tem opção de renegar o sangue e precisa aceitar que faz parte daquele universo.


      Ao contrário do que era esperado, Jace também não dá trégua e passa a procurar Clary de todas as maneiras possíveis e imaginárias, mas a garota não aceita e evita qualquer forma de contato com ele. Além disso, após descobrir que é filho de Valentim com Jocely, Jace passa a agir de maneira bastante estranha, levantando suspeitas de todos os que estão ao seu redor, principalmente da sua família adotiva.
      A mudança de comportamento de Jace desperta a curiosidade da Clave, que envia a temida Inquisitora Imogem para julgar o garoto por suas atitudes suspeitas.  Essa terrível mulher sempre odiou Valentim, por razões que são reveladas no final do livro, mas uma coisa é certa: agora que ela pode se vingar de Valentim, ela não poupará esforços para condenar Jace.
      Antes mesmo do julgamento, o rapaz é preso e encaminhado há passar alguns dias na Cidade do Silêncio, nos calabouços mais sombrios que existem. O motivo alegado pela Inquisitora é bem simples: evitar qualquer tipo de contato do filho com Valentim e assim impedir que esse tente fugir.
      Mas, o plano dá errado e aproveitando essa “distração”, alguém rouba o segundo instrumento mortal da Cidade do Silêncio: a espada do Anjo Haziel e sob a qual nenhum caçador de sombras pode mentir. O roubo desperta a fúria da Imogem que culpa Jace por tudo o que está acontecendo no mundo das sombras.


      Como se não bastasse toda essa confusão, seres do mundo das sombras estão sendo assassinados. Cada um dos seres mortos pertence a uma raça diferente (fada, vampiro, lobisomem e bruxos/magos), todos estão na transição da infância para adolescência e o que é mais estranho têm todo o sangue do corpo drenado.
      Ninguém sabe quem está cometendo tais crimes, mas o fato é que a sequência dos assassinatos está causando revolta entre os seres do submundo, que acusam as crianças noturnas de cometer tais assassinatos.
      O livro apresenta uma narrativa mais empolgante apenas da metade para o final. As primeiras páginas são um pouco maçantes devido à falta de ação e ao temperamento um pouco irritante da Clary, que continua a narra a história. Porém, quando a ação começa é para valer e uma grande batalha acontece entre os caçadores de sombras e os demônios.


      Tenho de admitir que após os primeiros capítulos, a narrativa da Cassandra cresceu ainda mais, surpreendendo os leitores com os rumos tomados na história. Em Cidade das Cinzas, Simom é o personagem que mais merece destaque por causa da sua evolução e sua importância para os acontecimentos do livro.  
      A procura por Valentim chegará ao fim, mas isso não irá significar que o legado de maldades dele estará terminado. É preciso se muito inocente para achar que os planos maldosos do vilão chegaram ao fim. Na verdade tudo o que Valentim vem aprontando até o momento é apenas uma parte do seu plano de acabar com os membros do submundo e dominar as dimensões de demônios existentes em todo o universo.  

      Obrigada por acompanharem meu trabalho. Não se esqueçam de acompanhar o blog através das redes sociais e do canal no Youtube. Bjoxxx e até a próxima =)

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário