[Resenha] A Herdeira

 

 Título original: The Heir
Série: A Seleção / The Selection
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte

                Passados 20 anos, uma nova seleção está para começar, porém agora o cenário é completamente diferente... Será? Após a dissolução total das castas e do nascimento de quatro filhos, Maxon e America deixam de ser o centro das atenções e dão lugar a Eadlyn, filha mais velha e herdeira do trono de Illéia.
                Sete minutos podem parecer pouco, ou às vezes pode parecer uma eternidade, mas foi exatamente esse tempo que fez Eadlyn ter direito ao trono no lugar do seu irmão gêmeo Ahrem. Para ela esse direito ao trono é na maioria do tempo um fardo que sempre exige bem mais trabalho e tempo do que realmente gostaria. Porém, ao mesmo tempo em que ela acha um fardo sua posição de futura rainha, a jovem usa a sua condição para não ser contestada ou mesmo contrariada em suas atitudes.
                Acostumada a todas as regalias que a monarquia pode oferecer a princesa nunca se importou em realmente conhecer o povo. Para Eadlyn, a única coisa que importa é seu relacionamento com Ahrem, que para ela é a única pessoa do mundo que a entende e compreende. Também é o irmão a única pessoa capaz de contradizer e falar verdades a princesa e não ouvir tantas grosserias por parte dela. Os dois levam realmente a sério a ligação que os irmãos gêmeos sentem.

                Mesmo com a dissolução das castas, as revoltas e protestos contra a realeza ainda acontecem. À medida que Maxon sinaliza que pretende passar o governo para a filha, as revoltas nas cidades crescem e a insatisfação da população contra o governo da futura rainha torna-se mais claro. Mesmo preocupada com a situação enfrentada por seu pai, Eadlyn parece não se importar com a revolta da população e age como se fosse à única pessoa do mundo que realmente importasse. Seu temperamento difícil e sua indiferença aos questionamentos do povo tornaram a futura rainha uma pessoa totalmente apática. Todo aquele carisma e simpatia que a população sempre mostrou à America não foi transmitido a Eadlyn e isso não parece incomodar a princesa em nenhum momento.
                 Após mais um ataque de insatisfação popular, a única solução que Maxon encontra para tentar acalmar os ânimos e aproximar a filha do povo é a realização de uma nova seleção. Porém, as coisas serão bastante diferentes e no lugar de moças, serão 35 rapazes que irão disputar o coração da próxima monarca de Illéia. A princípio essa ideia é considerada a pior solução por parte de Eadlyn, que declara uma verdadeira “guerra” aos pais. Quem consegue dobrar e fazer a princesa refletir sobre suas atitudes é Ahrem, que convence a irmã a considerar a decisão enquanto o pai tenta achar uma saída para a insatisfação popular.
                A princesa até aceita participar da seleção para atender ao pedido do pai, mas ela impõe uma condição; após três meses ela encerará a competição pelo seu coração, mesmo sem encontrar alguém para casar. E assim, tem-se início uma nova seleção que já durante o sorteio dos candidatos surpreende a todos, pois Kile Woodwork, filho de Marlee e cujo desejo é ir embora de vez do palácio, é sorteado para participar do processo seletivo.

                Uma America criada na nobreza, assim a Eadlyn pode se definida e apesar de toda sua antipatia, a princesa de Illéia apresenta uma característica forte e oposta à de sua mãe: ela é determinada e decidida, ou seja, ela não dá margem às dúvidas. Por isso, a princesa ganhou a minha simpatia. Nesse sentido ela sabe utilizar as armas que tem e contornar a situação ao seu favor. Ao contrário da America, Eadlyn cresceu em condições totalmente diferentes e que lhe possibilitaram aprender a ter controle emocional e saber negociar com quem quer que seja para conseguir aquilo que deseja.  
                Enfim, com a chegada dos trinta e cinco rapazes, a princesa pretende fazer as piores coisas para fazer todos eles desistirem e ela voltar a ter sua vida. Mas, mesmo com todo seu afastamento e artimanhas para não se envolver com os garotos, Eadlyn acaba sem perceber se aproximando mais do que pretendia dos rapazes. Não de todos, é claro! Porém, aqueles com quem ela se deixa envolver, fica claro para nós leitores que o coração da futura rainha de Illéia está se abrindo ao amor e ao mundo que existe fora do palácio. Se ela inda tinha algum receio ou dúvida sobre a seleção, uma atitude de Ahrem é a gota d’água que faltava para Eady abrir de uma vez por todas as portas do seu coração aos selecionados.



                A Kiera Cass conseguiu manter o mesmo estilo de narrativa dos livros anteriores, o que é maravilhosos, pois não há uma quebra na maneira em como a história acontece. Em A Herdeira podemos compreender um pouco do que o Maxon sentiu antes e durante todo o processo de escolha da America, mas com um diferencial, ele não interfere no que acontece nem nas atitudes da filha durante o processo.





                Esse ano, os fãs da série tiveram uma novidade: a possibilidade de escolher entre o livro publicado em brochura, e-book ou uma edição especial em hardcover (capa dura). Entre as principais diferenças das edições estão:
1-Brochura: edição em capa “mole” (como os demais livros da série) e a possibilidade de ter o marcador do livro;
2-E-book: traz apenas a história, sem nenhum bônus e a vantagem de não está carregando tanto peso por aí (se bem que, o livro nem é tão pesado assim);
3-Hardcover/ Capa dura: primeiro volume da série a ser publicado assim, A Herdeira teve direito a edição de colecionador, numerada e com venda exclusiva pela Saraiva (acordo entre a editora e a loja). Não traz marcador do livro.


                Bem, é isso. Não vejo a dos próximos livros da série chegarem às livrarias. Ainda não sabe quando? Clique aqui. Obrigada por acompanharem meu trabalho. Não deixem de participar do sorteio do livro “Agência de Investigações HolísticasDirk Gently” que está rolando na fanpage em parceria com a Editora Aqueiro (clique aqui), é dia 31 de maio, corre pra participar!.  Não esqueçam de acompanhar as redes sociais do blog. Bjoxxx e até a próxima =)

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário