O lado bom da vida

Capa do livro após o filme
  Ficha técnica:

Título: O lado bom da vida (The silver linings playbook)
Subtítulo: O livro que inspirou o filme
Autor(a): Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Edição: 1ª Impressão
Gênero: Ficção Americana/ Sick-lit
Ano de publicação: 2012
Quantidade de páginas: 256
Quantidade de capítulos: 45

Resenha:

      Já tinha ouvido falar muitas vezes desse livro, mas só tive vontade de comprá-lo quando a atriz que venceu o Oscar 2013, ganhou a estatueta. Por ter visto muitos comentários sobre o livro, eu já sabia um contexto geral da mesma. Porém, ainda tinha esperanças de que pudesse ser surpreendida pelo enredo ou mesmo pela história, em si. Só que infelizmente, não gostei da história. 


Visão geral da capa
     É o seguinte: O lado bom da vida trata de uma doença que apesar de toda a divulgação, ainda é pouco conhecida: o Transtorno Bipolar. Muita gente acha que, as pessoas que possuem essa doença não tem nada e estão agindo dessa forma por que querem. Infelizmente, um bipolar é difícil de ser diagnosticado, pois até mesmo os médicos se confundem na hora de dá o veredito. 
     Pat é um ex-professor de história, que começar o livro com um único objetivo: encontrar sua esposa a Nikki. Ele não lembra o que aconteceu, só sabe que está em um hospital psiquiátrico e que seu único objetivo é sair de lá o mais rápido o possível. Seu melhor amigo no hospital, é Danni McDanni, um negro que fala muito em seu cabelo. 
    Um dia, a mãe de Pat resolve tirá-lo do hospital por conta própria. E essa decisão surpreende o homem, já que quando ele sai da instituição tem um choque de realidade, ao perceber que ele passou mais de 3 anos internado. Durante o período em que esteve em tratamento, Pat não teve absolutamente nenhuma notícia do mundo exterior, daí ele não ter nenhuma noção das mudanças que o esperam.


Detalhe da lombada
     Ao chegar em casa, ele não é muito bem recebido por seu pai, que passa a ignorá-lo em quase todos os momentos. Os únicos dias em que o pai de Pat o trata bem são os domingos, dias de jogos dos Eagles, o time de futebol americano da Filadélfia. Ao chegar em casa, outra coisa que muda é a rotina de Pat, que passa os dias praticando exercícios físicos com um único objetivo, ficar em forma para Nikki.
    E aí está o maior mistério do livro: O que teria acontecido entre a Nikki e o Pat, que resultou em levá-lo a ser internado em um hospital psiquiátrico? Esse mistério acompanha o leitor até o final do enredo. 


Segunda capa do livro
     Após voltar do hospital, Pat reencontra seu melhor amigo que o chama para jantar em sua casa. Nesse jantar, ele conhece a Tiffani, a cunhada do seu amigo que após uma tragédia familiar também desenvolveu trastorno bipolar. Após suas vidas se cruzarem, Pat ainda não sabia, mas sua vida iria mudar para sempre. 
     A diagramação do livro é bem simples. As folhas amareladas, com a margem/fonte/espaçamento bem elaborados, contribuem para que o leitor tenha uma experiência agradável ao ler esse livro. A capa original do livro é bastante diferente da que está sendo vendida agora, após o filme. 


Trecho que mais gostei 1


Trecho que mais gostei 2
     E por falar nele (o filme) eu já assistir duas vezes e tenho alguns comentários a fazer. Primeiro: Entre o livro e o filme houve uma grande suavizada sobre a história. O livro mostra de maneira profunda como uma pessoa que é bipolar sofre. Segundo: O amigo de Pat, Danni é completamente diferente do livro para o filme. Terceiro: A relação entre Pat e Tiffani também é retratada de maneira bastante diferente entre os dois. Se querem um conselho, aí vai o meu: Leiam o livro antes de assistir ao filme, pois isso ajuda na hora da compreensão do enredo. 
    Eu nunca tinha lido um livro de  Matthew Quick, mas apesar da minha opinião sobre a história, acredito que ele foi muito feliz ao abordar esse tema. Espero em breve ter contato com outras obras do autor. 


Foto do autor no final do livro
  
  Vou deixar aqui o trailer do filme para vocês:





    Espero que vocês tenham gostado da resenha. Quero saber a opinião de vocês sobre o livro e/ou filme. Deixem os cometários abaixo, ok. Bjoxxx, obrigada por tudo e até a próxima.  

Share this:

JOIN CONVERSATION

6 comentários :

  1. Oi, flor!
    Então, ainda não pude ler o livro, nem ver o filme também, mas gostei muito de sua resenha, ainda não tenho certeza se quero ou não ler, mas geralmente estou aberta para todo tipo de leitura, então acho que assim que puder vou estar lendo o livro, gostei bastante do enredo...
    Estou seguindo seu blog, queria te convidar para conhecer o meu cantinho também, ficaria muito feliz com sua visitinha.
    Beijinhos,
    Scar.
    http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que vocês gostou da resenha. Espero que ela tenha lhe deixado ainda mais curiosa sobre a história. Já estou seguindo seu blog. Obrigada pelo cometário, bjoxxx

      Excluir
  2. Olá flor, tudo bem contigo...
    Eu particularmente gostei muito de sua resenha, achei ela bem centrada e sincera, mostrou o que você leu no livro e isso é muito importante...
    Eu tenho vontade de apenas assistir o filme, estou com ele em casa só preciso encontrar um tempo para fazê-lo... Mas o livro em si não tenho aquela vontade imensa de ler... pode ser que em algum outro momento isso venha acontecer, porque não diga nunca para um livro, mas nesse momento eu não o coloco em minha listinha.

    Achei seu blog super fofo e estou seguindo... Te convido a conhecer o meu cantinho... e se quiser se sinta a vontade para participar das promoções que ocorre por lá... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/2013/09/resenha-premiada-reiniciados.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, eu também não tinha muita vontade de ler o livro não, mas como ia assistir o filme queria fazer as comparações entre os dois. Obrigada pelo comentário e por ter gostado da resenha. Bjoxxx, estou seguindo seu blog.

      Excluir
  3. Que blog mais fofo, adooro blogs literários e esse acabou de entrar pra minha lista! Acho que irei ler esse livro... :)

    Seu blog tem um super potencial. Parabéns.
    Voltarei mais vezes aqui pra ver mais posts... até mais.

    Ahhh dê uma passadinha no meu blog, o Vibe!

    http://bbvibe.blogspot.com.br/
    bjos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou. Também adorei o seu blog. Obrigada pelo comentário bjoxxx

      Excluir