Charlotte Street


Customização da capa para a produção da resenha

Ficha técnica*:

Título: Charlotte Street (Charlotte Street)
Subtítulo:  Um romance engraçado e irrevenrente. Uma história de amor...
Autor(a): Danny Wallace
Editora: Novo Conceito
Edição: 1ª Impressão
Ano de publicação: 2012
Quantidade de páginas: 399
Quantidade de capítulos: 27

Resenha:

   O que eu posso falar/escrever sobre esse livro? Primeiro, Charlotte Street é um livro muito, muito CHATO. Sim, a história em alguns trechos me pareceu confusa, redundante, desinteressante e sem graça. Dentre as 399 páginas lidas, eu só comecei a  achar a história interessante a partir da página 300 ou 315, quase no fim do livro. Os capítulos anteriores são completamente sem graça e o enredo é confuso. 


Detalhe que coloquei na capa para produção da resenha
Produção da segunda capa do livro para a resenha
   Vou fazer um breve resumo do livro: Charlotte Street conta a história de Jason Priestley (não o carinha do Barrados do Baile) um ex-professor de colégio, que após se separar da noiva, esta passando por uma fase ruim da vida. Sem emprego fixo (ele é freelancer do London Now), sem noiva e morando longe dos pais, Jase (como ele é chamado) vai morar com seu melhor amigo Devdatta Patel, Dev.


Não tá muito legível, mas é uma das frases que mais gostei no livro
   A partir dai, Jason faz uma besteira atrás da outra, como: escrever matérias para o jornal inventando informações, ofendendo a ex-noiva e o novo namorado dela pelo Facebook, e bebendo até perder os sentidos. 
   Uma noite, quando saía do Café Roma, na Charlotte Street, Jason resolve ajudar uma mulher que esta carregando "milhares" de sacolas e tenta entre em táxi. Por engano/ esquecimento ele termina ficando com uma caixa que pertence A Garota (como ele chama a moça durante toda a história). Dentro do embrulho havia uma câmera descartável 35 mm. 


Não tá muito legível, mas é uma das frases que mais gostei no livro 2
   Ao chegar em casa, Jason é convencido por Dev a revelar o filme fotográfico e ai ao receber as fotos de volta do laboratório, Jason começa uma verdadeira busca para encontrar a moça que aparece nas imagens.
   A história é narrada em primeira pessoa, é o próprio Jase que conta tudo o que aconteceu e o porquê. No final de alguns capítulos, quase que aleatoriamente, são inseridos textos que foram "postados" em um blog e reproduzidos na publicação.


Uma das "postagens" do blog que são inseridas durante a história
   O segundo ponto que eu quero destacar é o seguinte: com exceção das últimas 100 páginas, eu não vi nada de engraçado e irreverente no enredo. E "uma história de amor..." também acho que não seja a melhor definição para uma publicação na qual um cara estranho passa messes "perseguindo" uma mulher que, ele só viu uma ou duas vezes na vida e quer devolver a câmera descartável dela.
   Tenho certeza que Danny Wallace se esforçou bastante para escrever esse livro e não quero tirar o mérito dele por todo o trabalho que é preciso para se escrever o livro. Porém, acho que a história poderia ter no máximo 200 ou 250 páginas.


Foto do autor do livro no marca página do livro
   Agora, vou fazer um comentário sobre o final do livro, mas sem spoiler. O fim da história em si, não surpreende muito, mas as atitudes que foram tomadas para se chegar a esse final são realmente muito surpreendente e até podem ser consideradas muito bonitas. 
   A diagramação é boa e as páginas tem a tonalidade amarelada. Mas, a inserção dos textos "postados" no blog não contribuiu muito para a diagramação geral do livro não.


Foto do spoiler  do livro
  É isso pessoal, espero que vocês tenham gostado e aguardo os comentários.  Bjoxxx e até a próxima.



*Todas as fotos usadas neste post são de minha autoria.


Share this:

JOIN CONVERSATION

2 comentários :

  1. É ser muito guerreira pra não abandonar um livro que, como você diz, é MUITO chato. Mas quem é bookholic não abandona mesmo não, rs. Já sei que vou passar loooonge de CS. ._. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse que ainda ia fazer uma resenha dele! Obrigada!

      Excluir